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Das máquinas offset para
o universo online

Ela ia completar 12 anos quando passou a ir todos os dias para a gráfica do pai. Foi vendo ele trabalhar e ajudando no balcão que começou a lidar com as pessoas, fazer orçamentos e a perceber como se dava o relacionamento com um cliente.

Aquelas tardes na empresa com o pai eram uma diversão para a menina, que ajudava em tudo e, curiosa, aprendia como cada coisa funcionava e se encaixava como as engrenagens das máquinas offset e de tipografia. Uma peça fora do lugar comprometeria todo o serviço.

“Pra mim era um lazer, eu só queria ir pra lá ficar com meu pai, mas foi meu primeiro trabalho. Comecei a atender os clientes, fazer orçamentos e mais tarde a produzir as artes para impressão também”, conta. 

Hoje, com 32 anos, Jamille Dias está à frente da Blue, agência de vendas, responsável pelo sucesso, dentre outros, do Central Park Riviera, bairro planejado de Duque de Caxias. Coordena mais de 70 pessoas diretamente e compartilha as suas experiências pessoais e profissionais para motivá-las diariamente.

“Meu papel principal é treinar pessoas a acreditar nelas mesmas. Eu me coloco como um espelho mesmo. Hoje eu represento um resultado de uma empresa, mas o que quero é que as pessoas se sintam capazes também”, explica.

Antes de chegar ao Rio, Jamille não pensava em sair da sua cidade natal. Não tinha planos pretensiosos para sua carreira, mas já acumulava uma boa experiência apesar da pouca idade. “Um dia resolvi passar por uma entrevista de emprego pra ver como era. Acabei sendo contratada como estagiária de uma agência de publicidade até que virei diretora de criação dessa agência. Fiz muitos contatos a partir daí e passei a atuar também no marketing político. Foram desafios que fui encarando e as coisas foram acontecendo”, lembra.

Em 2017, o desafio então bateu, mais uma vez, à sua porta: “fui apresentada a um empresário que estava abrindo uma construtora e me fez o convite para fazer parte da equipe dele, mas tinha esse detalhe: era no Rio de Janeiro”. Apesar do medo, ela topou.

Saiu de Vitória da Conquista, no interior da Bahia, onde o Cristo Crucificado de Mário Cravo olha pela cidade do alto da serra, para assumir o marketing da empresa que estava nascendo no estado onde o Cristo Redentor, de braços abertos e do alto do morro, olha por todos.

Quando fazia as malas para embarcar nesse desafio Jamille não imaginava o que estava por acontecer. “E, mais uma vez, aconteceu, não foi planejado. Eu vim para fazer o marketing da construtora mas, enquanto o responsável pelo setor de vendas não chegava, me pediram para ficar no lugar, fiquei 12 dias e vendemos 16 unidades”.

O resultado dos próximos meses a colocou em um lugar que ela não pensava ocupar e é onde está atualmente. “Eu sou aquela mesma menina dos meus 14, 15 anos, que tinha uma vontade muito grande de aprender, de fazer e acontecer. Sempre foi assim, me dedico verdadeiramente e faço porque gosto, sinto prazer com o meu trabalho”.

A dedicação de Jamille a levou para um novo universo, o online. A partir do desafio de treinar e estruturar uma equipe com 70 corretores e de prepará-los para as vendas online, ela organizou o setor de marketing digital integrando as estratégias da construtora à web e preparando a empresa para um cenário até então imprevisto: o da pandemia de Covid-19. O resultado, mais uma vez, foi excelente para a empresa, que repassou mais de R$ 70 milhões em imóveis financiados pela Caixa Econômica Federal, nos últimos meses. Agora, Jamille se destaca por sua liderança, servindo de referência para o mercado imobiliário econômico da região.

Para ela, o Rio de Janeiro é mais um ciclo da sua vida, é um pedaço da sua estrada. “Fui muito bem acolhida pela cidade. Estou no começo de um caminho e encontrei muitas portas abertas, mas tive que saber como aproveitar, amadurecer rápido, driblar a saudade e lembrar que aquela menina da gráfica está ficando pra trás, mas, ao mesmo tempo, é aquela menina que não me deixa desistir, vem dela a minha determinação, meus sonhos e minha vontade para fazer mais”.